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Trabalha sem carteira assinada? entenda todos os seus direitos em instantes.

  • Foto do escritor: PORTELA E ADVOGADOS
    PORTELA E ADVOGADOS
  • 21 de mar.
  • 2 min de leitura

Trabalho sem carteira assinada

Trabalhar sem carteira assinada pode causar prejuízos financeiros e complicações para aposentar.


Quais são os direitos do trabalhador sem carteira assinada?

Embora não tenha carteira assinada, o trabalhador sem registro tem direito a:


  • Salário mínimo: O trabalhador tem direito a receber o salário mínimo estabelecido pela lei.

  • Férias: Embora não tenha carteira assinada, o trabalhador tem direito a férias proporcionais ao tempo trabalhado.

  • 13º salário: O trabalhador tem direito a receber o 13º salário proporcional ao tempo trabalhado.

  • Adicional de horas extras: Caso a jornada ultrapasse 8 horas diárias e 44 horas semanais, o empregado tem direito a receber horas extras.

  • Adicional de insalubridade: Se a atividade desenvolvida expor o trabalhador a agentes insalubres como ruídos, calor ou frio excessivo, agentes biológicos e químicos etc, ele terá direito ao adicional de insalubridade.

  • Adicional de periculosidade: Caso trabalhe em contato com inflamáveis, explosivos, radiação, motocicleta etc, terá direito ao adicional.

  • Benefícios contidos nas Convenções Coletivas: Se a Convenção prever prêmios, bônus, plano de saúde obrigatório, o trabalhador terá direito

  • FGTS retroativo: A empresa deve depositar de forma retroativa o fundo de garantia.

  • Em caso de dispensa o empregado tem direito a Aviso Prévio e de receber Seguro Desemprego.

  • Por fim, a empresa deve assinar a carteira de trabalho de todo período para fins previdenciários.


Mesmo sem registro o empregado pode reivindicar todos os seus direitos.


E para isso você pode contar com a nossa equipe de advogados para te ajudar!


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Principais dúvidas:

1 - Como comprovar o trabalho sem carteira assinada?

Para comprovar o trabalho sem carteira assinada, o trabalhador pode:

- Manter registros: Manter registros de pagamento, horários de trabalho e outras provas do trabalho realizado.

- Testemunhas: Obter testemunhas que possam confirmar o trabalho realizado.

- Documentos: Manter documentos que comprovem o trabalho, como recibos de pagamento, contratos ou acordos verbais.


2 - Quanto tempo tenho para reivindicar meus direitos?

Até dois anos depois de sair da empresa, podendo cobrar os últimos cinco anos.


3 - Como será o processo para buscar meus direitos?

Nós vamos te consultar e reunir toda a documentação disponível, cuidaremos de todas as questões processuais, te mantendo informado de todos os acontecimentos.



Conclusão

O trabalhador sem carteira assinada tem direitos garantidos pela legislação trabalhista brasileira. Se os direitos forem violados, é importante procurar orientação e representação de um advogado trabalhista para defender seus direitos.



 
 
 

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