top of page
Buscar

Gestante pode trabalhar em local insalubre?

  • Foto do escritor: PORTELA E ADVOGADOS
    PORTELA E ADVOGADOS
  • 10 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de mar.


ree

Se você está gestante e trabalha em local insalubre, você precisa conhecer seus direitos para sua proteção e de seu bebê. Veja alguns dos seus direitos:


Direitos da Gestante ou lactante que trabalhe em local insalubre:

A trabalhadora gestante ou lactante não pode trabalhar em locais insalubres, e deve ser afastada da função insalubre independente do grau de insalubridade.

A empresa não pode exigir atestado de saúde que recomende o afastamento, o simples fato de estar gestante já lhe garante o direito ao afastamento da função. (Info 942 STF).

Se não puder ser afastada da função insalubre para local salubre, a gravidez será considerada como de risco, e a empregada terá direito ao salário maternidade.


PRINCIPAIS DÚVIDAS

- Quem paga o salário maternidade durante o afastamento da gestante? A empresa paga o salário maternidade e compensa de outros impostos. (Art. 72, §1º, da Lei 8.213/91)


- Qual o valor do salário no período de afastamento? O salário pago deve ser integral, incluindo o adicional de insalubridade. (Art. 394, §2º, da CLT e caput do Art. 72 da Lei 8.213/90)


- Como fica o salário da empregada que recebe variável (comissões)? Deve ser feito um cálculo da média dos 6 últimos meses (Art. 393 da CLT)


- O que acontece se a empresa não cumprir essas regras?

A trabalhadora pode ingressar com rescisão indireta do contrato, recebendo todas as verbas como se tivesse sido dispensada sem justa causa.

Terá direito a indenização dos salários e reflexos de todo o período da estabilidade.

Terá direito a indenização por danos morais


Se você está vivenciando essa situação! Nós podemos te ajudar. Clique no botão abaixo e fale conosco agora mesmo.



Consulta on-line com advogado

  • Fale imediatamente com um advogado trabalhista

  • Analisaremos seu caso e daremos orientação








 
 
 

Comentários


© 2023 PORTELA E SILVA - Advogados

bottom of page